terça-feira, dezembro 05, 2006

Budapeste














Bom no segundo dia resolvemos ir conhecer a sinagoga e o ghetto da época da guerra.
Os bondes e metrôs eram para nós os melhores meios de condução, tinham a toda hora, nos levavam a todo canto e a bom preço. Já os táxis são famosos por motoristas trapasseiros que enrolam turistas nas tarifas.
Caminhando por lá fiquei imaginando o quanto os judeus não sofreram e morreram naquelas ruas que apesar do tempo em nada mudaram.
A sinagoga é a maior da Europa e a segunda maior do mundo. Apesar de ter achado pequena em relação aos palácios que a igreja católica já construiu. O jardim da sinagoga virou cemitério na época da guerra quando os judeus impossibilitados de abandonar o local não tiveram como outra opção senão a de enterrar os mortos no jardim de lá ( um espaço minmo para os milhares de corpos).
Fomos ao museum do holocausto( fraquinho) e ao Monumento aos Mártires Judeus .
A Hungria é famosa por suas confeiterias e bolos, é claro que fui a uma apesar de não gostar de doces. Comi um bolo com um tipo de ricotta doce ao meio, gostoso por não ser tão adocicado.
Depois como sou mulher e não sou de ferro fui olhar um pouco nas lojas e comprar um presentinho para a Lotta que ficou em casa. Notei que em Budapeste existe McDonald´s em toda esquina, para que ninguem saia da cidade com fome , perfeito para mim que amo usar os banheiros limpinhos deles.
Tiramos o dia para ver as atrações da cidade e a noite fomos jantar num restaurante que servia " churrasco da Mongólia", esse tipo de restaurante é bem famoso aqui na Suécia, tipo rodízio do Brasil onde podemos comer o quanto quisermos. Só que neste você vai sózinho a uma mesa e coloca num prato as carnes cruas que deseja e depois entrega a um churrasqueiro que assa na hora na chapa.
Este era melhor que o da Suécia em matéria de bebidas podiamos beber de graça o quanto nos dava vontade. Mas pela distancia do mar não serviam peixes e outros frutos do mar como no autêntico , o da Hungria era a base carne de frango, vaca e porco.(como no rodizio tinham outras coisas para acompanhar e milhares de sobremessas).

Esta foi a minha primeira visita a uma sinagoga
















Eu não sabia que homens e mulheres não podem sentar lado a lado dentro da sinagoga.












Monumento aos martires, em cada folhinha tinham gravado nome de pessoas que morreram ou sobreviveram a segunda guerra.












Para entrar na sinagoga os homens tinha de usar na cabeca este bonezinho que não tenho a minima idéia de como se chama em português.



Amanhã tem mais... vendi meu carro ontem e vou usar o dia de hoje que estou de folga a procura ( na net) de outro pois preciso de carro mesmo que odeie dirigir.