quarta-feira, dezembro 13, 2006

Santa Luzia




















Hoje dia de Santa Luzia.

O dia 13 de dezembro é o mais escuro do ano na Suécia, e a tradição de Santa Luzia diz que ela vem trazendo a luz , iluminando a vida dos suecos e abrindo as portas para as celebrações do Natal. A partir de amanhã os dias começam a clarear mais cedo e escurecer mais tarde e nós poderemos passar mais tempos iluminados, se é que o sol aparece.

A comemoracão que assisti foi na igreja e a Lotta vestida de branco com uma fita vermelha na cintura e uma vela acesa na mão estava por lá deixando a mãe e o pai com os olhos cheios de lágrimas de tão linda que estava.

É bonito de se ver. Quando Luzia entra com uma coroa de velas na cabeça acompanhada de suas Tärnas (meninas vestidas de branco com uma fita vermelha na cintura e essa uma vela acesa na mão) , os stjärngosses ( "meninos-estrela" tambem de túnica branca, chapéu pontudo cheio de estrelas e vela na mão). Tem meninos vestidos de papai noel e outros de biscoitos de gengibre. As crianças cantam músicas de natal, depois lanchamos juntos com pãezinhos de acafrão e passas, biscoitos de gengibre e glögg um vinho quente com tempero ( sem alcool para as crianças).

O dia de santa Lucia é comemorado em todo o pais e escolas, adultos tambem fazem a festa. Os adultos visitam asilos da cidade para alegria dos idosos. E na praça das cidades, Luzia tão faz sua apresentação para os moradores.