quinta-feira, janeiro 19, 2006

O trabalho dignifica o homem...hummmm!!!


O Que nos vem à mente quando falamos em trabalho? Provavelmente obrigação, sofrimento, chateação... Segundo o dicionário, a palavra trabalho vem de tripalium (instrumento de tortura), o que nos dá a idéia de que o trabalho sempre foi associado a algo desagradável, torturante. Talvez seja por isso que haja tantos livros e guias de auto-ajuda que foram escritos para tentar nos "ajudar" a suportar o trabalho que exercemos. Títulos como Seja feliz no trabalho, Como evitar o stress no trabalho, Como se relacionar no trabalho, Como evitar o fracasso, Como liderar os outros, são alguns dos exemplos.
Mas, eu para ser sincera ando de saco cheia de tanto trabalhar, acho que pelo fato de andar cansada pela longa falta de sol e mais que a idade da Loba está chegando e com ela os sintomas da menopausa o que não me deixa em nada ativa e alerta.
As vezes me sinto envergonhada, pois tenho o que muitos querem, um trabalho. Não dos mais atrativos, mas que me faz capaz de pagar minhas contas e ter casa e comida.
Como escreveu o Gonzaguinha na música "Guerreiro Menino",
"Um homem se humilha/ Se castram seu sonho/ Seu sonho é sua vida/ E a vida é o trabalho/ Sem o seu trabalho/ Um homem não tem honra/ Sem a sua honra/ Se morre, se mata/ Não dá pra ser feliz."
Mas hoje eu tô é mais com o Artur Faria no samba "Eu Quero é Nota", lançado por Francisco Alves:
"Eu quero é nota, carinho e sossego/ Para viver descansado/ Cheio de alegria, meu bem/ Com uma cabrocha a meu lado.// Eu queria ter dinheiro/ Que fosse em grande porção/ Eu comprava um automóvel/ E ia morar no Leblon.// Eu, como sou operário/ E não posso ser barão,/ Vou morar lá em Mangueira/ Num modesto barracão."
Vou trabalhar amanhã o dia todo e a noite de domingo para segunda. Grsrsrsrs

6 comentários:

Cacau disse...

Oi, Beth! Concordo que com esse gelo, às vezes, falta inspiracão para sair para o trabalho, mas chegando lá, a tendência é melhorar e vc se sentir útil e bem. Não tem jeito sou mesmo uma workaholic assumida!!!

beijocas e bom final de semana,

Cacau

Anônimo disse...

Beth querida, leio seu post logo logo. Agora quero dizer que nao mudei o endereco do blog. Continua o velho. Vai la que eu explico. Bj

Sonho Meu disse...

A minha filha (que trabalha), todas as vezes que vem aqui em casa me fala"mae vc tem uma vida tao boa, nao trabalha". Ora bolas, trabalho pra caramba, e sem salario, de sabado a sabado. Todos os dias me acordo as seis da matina, faço a cama, faço cafe,organizo a casa a lancheira do marido, tomamos o cafe da manha, dou comida pro cachorro, levo o lixo la embaixo, ando o cachorro, vou levar o marido do emprego,volto, faço compras de supermercado, levo e busco roupas da lavandaria, faco os pagamentos, lavo as roupas sujas, guardo as roupas sujas, limpo casa,preparo o jantar e ainda vou buscar o marido no trabalho e andar o cachorro de novo. E ainda dizem que vida de dona de casa é moleza. Enfim, eu acho que vcs que sao sortudas, hehehehehe
Beijos,
ME

Sonho Meu disse...

A minha filha (que trabalha), todas as vezes que vem aqui em casa me fala"mae vc tem uma vida tao boa, nao trabalha". Ora bolas, trabalho pra caramba, e sem salario, de sabado a sabado. Todos os dias me acordo as seis da matina, faço a cama, faço cafe,organizo a casa a lancheira do marido, tomamos o cafe da manha, dou comida pro cachorro, levo o lixo la embaixo, ando o cachorro, vou levar o marido do emprego,volto, faço compras de supermercado, levo e busco roupas da lavandaria, faco os pagamentos, lavo as roupas sujas, guardo as roupas sujas, limpo casa,preparo o jantar e ainda vou buscar o marido no trabalho e andar o cachorro de novo. E ainda dizem que vida de dona de casa é moleza. Enfim, eu acho que vcs que sao sortudas, hehehehehe
Beijos,
ME

Anônimo disse...

Hoje tirei um tempo e dei um lida no seu blog, nos posts passados, pra te conhecer melhor e acho que temos tanta coisa em comum, pelo menos na maneira de pensar.
adorei!
Beijos
luiza

Anônimo disse...

mas se não temos o tal trabalho tudo perde o encanto..
melhor é ter e poder pensar que seria diferente...
lindos deias de muito trabalho minha querida!!
belo findi
beijossssssssssssssss