domingo, junho 04, 2006

Virtual


Entrou apressada e com muita fome na confeitaria. Escolheu uma mesa bem afastada do movimento, pois queria aproveitar a folga para comer e passar um e-mail urgente para seu editor. Pediu uma porção de fritas, um sanduíche de rosbife e um suco de laranja. Abriu o laptop. Levou um susto com aquela voz baixinha atrás dela.
- Tia, dá um trocado?
- Não tenho, menino.
- Só uma moedinha para comprar um pão.
- Está bem, compro um para você. Minha caixa de entrada está lotada de e-mails.
Ficou distraída vendo as poesias, as formatações lindas. Ah! Essa música me leva a Londres.
- Tia, pede para colocar margarina e queijo também.
Percebeu que o menino tinha ficado ali.
- Ok. Vou pedir , mas depois me deixa trabalhar, estou ocupadíssima.
Chegou a refeição e junto com ela o constrangimento. Fez o pedido do guri, e o garçom a perguntou se queria que mandasse o garoto ir "a luta". Resquícios de consciência a impediram de dizer. Disse que estava tudo bem que o deixasse ficar. Que trouxesse o pedido do menino.
- Tia, você tem Internet?
- Tenho sim, essencial ao mundo de hoje.
- O que é Internet?
- É um local no computador, onde podemos ver e ouvir muitas coisas, notícias, músicas, conhecer pessoas, ler, escrever, sonhar. Tem de tudo no um mundo virtual.
- E o que é virtual?
Resolveu dar uma explicação simplificada, na certeza que ele pouco iria entender e a libertaria para comer a deliciosa refeição, sem culpas.
- Virtual é um local que imaginamos, algo que não podemos pegar, tocar. É lá que criamos um monte de coisas que gostaríamos de fazer. Criamos nossas fantasias, transformamos o mundo em quase como queríamos que ele fosse.
- Legal isso. Adoro!
- Menino, você entendeu que é virtual?-
Sim, também vivo neste mundo virtual.
- Nossa! Você tem computador?
- Não, mas meu mundo também é desse jeito ....Virtual. Minha mãe trabalha, fica o dia todo fora, só chega muito tarde, quase não a vejo, eu fico cuidando do meu irmão pequeno que chora de fome e eu dou água para ele imaginar que é sopa, minha irmã mais velha sai todo dia, diz que vai vender o corpo, mas não entendo pois ela sempre volta com o corpo, meu pai está na cadeia há muito tempo, mas sempre imagino nossa família toda junta em casa, muita comida, muitos brinquedos, ceia de natal e eu indo ao colégio para virar médico um dia. Isso é virtual não é tia???
Fechou o laptop antes que lágrimas caíssem sobre o teclado. Ali, naquele instante, teve a maior prova do virtualismo insensato que vivemos todos os dias, enquanto a realidade cruel nos rodeia de verdade e não percebemos!!!
FAÇA A SUA PARTE. NÃO VIVA UM MUNDO VIRTUAL MAS SIM NUM MUNDO NATURAL EM QUE VOCÊ É O PARTICIPANTE QUE FAZ A DIFERENÇA.

Um comentário:

Anônimo disse...

Emocionei!:(
Beijinhos