quinta-feira, dezembro 07, 2006

Continuando a minha encheção de linguiça vamos ao quarto e praticamente último dia da minha estada na Hungria, pois iriamos voltar para casa logo cedo na manhã do quinto dia .
Bom como já estavamos enjoados de andar em cidade grande, resolvemos alugar um carro e sair em rumo norte para ver o lado rural do país.
Bem cedinho já estamos com o pé na estrada em rumo a fronteira da Eslováquia.












Foto acima, ainda é posivel se ver trabants nas ruas da Hungria.












Foto abaixo, vista da janela do hotel.













Passamos pela primeira cidade Vác com uma uma história interessante. No solo de uma igreja foram enterados diversas pessoas entre 1931 e 1801. Numa reforma feita em 1994 foram encontrados os corpos que pelo tipo de solo não haviam sido danificados e sim conservado a aparencia ( mamificados, existe esta palavra?). Foram encontrados 262 corpos dos quais 166 puderam ser sido identificados através de documentos e recordos da igreja. Alguns dos corpos e os pertences como roupas e jóias estão hoje expostos no Museu Nacional da Hungria para se mostrar os hábitos daquela época, porem tres deles estão na cidade de Vác e podem ser vistos, dentre eles um bebe, uma mulher e um homem cuja semelhancia com o cantor Michael Jackson é inacreditável. Bom eu não entrei para ver pois a história me pareceu macabra e por respeito ao pobre morto , imagina todo mundo que entra por lá deve dar muita gargalhada com o fato o que eu acho uma tragédia.
De lá fomos a Balassagyarmat, Szécsény, Recsk, Eger e de volta a Budapeste.
Andando de carro pelos campos do pais, podia-se jurar se não fosse pela limpeza das ruas e das cidades que estava em qualquer subúrbio do Rio mas em miniatura, até as velhinhas fofocando na porta das igrejas depois da missa de domingo (era domingo).












Euzinha na porta do restaurante em Eger



Quando chegamos a Eger ( com suas enormes plantacões de parreiras) , a minha barriga já estava grudando nas costas e fomos procurar um restaurante . Não pude deixar passar a oportunidade de provar o famoso patê de figado de ganso (Almocei bife de fígado de ganso tambem para que a farra fosse completa) acompanhado daquele vinhozinho Egri, conhecido como sangue de touro. Mas não vou contar a história pois a esta altura voces já devem estar de saco cheio de mim.
Viajamos o dia todo mais ou menos umas 40 milhas, por raridade fui eu que bebi neste dia enquanto Leif dirigia e eu lia o mapa. Nestas horas sempre brigamos, depois de muito vira dali, dobra daqui ou segue reto nos perdemos na entrada de Budapeste, mas nada como a calma (minha) e o senso de direção (dele) nos encontramos e chegamos felizes e em paz ao nosso hotel.
Durante esses 5 dias ainda tivemos tempo de visitar um restaurante chines e um indiano sem contar nas paradas em barzinhos para beber o Unicum (é um digestivo medicinal feito à base de ervas), de forma a atenuar a revolução no estômago, pois no final do dia estavamos quase explodindo de tanta comida.
Infelizmente o tempo foi curto e não tivemos tempo de visitar as famosas termas. Existem mais de 1000 piscinas termais na Hungria, 50 delas em Budapeste, das quais as Gellért são as mais mediáticas , mas quem sabe uma outra vez, o mundo é tão grande e ainda temos muito o que ver "Inshala"se Deus quiser e nos der forças para conseguirmos grana e tempo.

3 comentários:

Luz disse...

Mumificados é a palavra certa…
Adoro história, por isso fico fascinada com sua viagem, e de maneira nenhuma me farto de a ouvir… fico de boca aberta com seu relato e fotografias, quero mais e mais.
Então recorro a Google, impressionante o que a gente aprende com os amigos.

Por causa do Filme “A Lista de Schindler”, muitos de nós passamos a conhecer HOMENS dignos e corajosos, salvaram milhares de judeus da morte certa…
Eu não conhecia Raoul Wallenberg diplomata sueco que faz parte desses salvadores (fui logo investigar o senhor).
Portugal também tem muitos heróis da 2 guerra mundial como por exemplo Aristides de Sousa Mendes, vale a pena saber da história deste grandioso Ser.
http://www.sousamendes.com/zindex.htm

Bigada Beth por partilhar sua viagem, connosco
Beijos

O Meu Jeito de Ser disse...

Neguinha enjoada!
Que legal né Beth? A gente viaja um pouquinho com vc sabe?
Conta mais heim?
Um beijo

O Meu Jeito de Ser disse...

Ah! esqueci de te contar.
Ontem quando vc ligou, eu estava fazendo almoço né?
Pois é, fiquei tão feliz com o post e a ligação, que voltei para cozinha e fiz uma travessa de giló fritinho, em sua homenagem, e comí também em sua homenagem.
Um beijo