O dia 13 de dezembro é o mais escuro do ano na Suécia, e a tradição de Santa Luzia diz que ela vem trazendo a luz , iluminando a vida dos suecos e abrindo as portas para as celebrações do Natal. A partir de amanhã os dias começam a clarear mais cedo e escurecer mais tarde e nós poderemos passar mais tempos iluminados, se é que o sol aparece. A comemoracão que assisti foi na igreja e a Lotta vestida de branco com uma fita vermelha na cintura e uma vela acesa na mão estava por lá deixando a mãe e o pai com os olhos cheios de lágrimas de tão linda que estava. É bonito de se ver. Quando Luzia entra com uma coroa de velas na cabeça acompanhada de suas Tärnas (meninas vestidas de branco com uma fita vermelha na cintura e essa uma vela acesa na mão) , os stjärngosses ( "meninos-estrela" tambem de túnica branca, chapéu pontudo cheio de estrelas e vela na mão). Tem meninos vestidos de papai noel e outros de biscoitos de gengibre. As crianças cantam músicas de natal, depois lanchamos juntos com pãezinhos de acafrão e passas, biscoitos de gengibre e glögg um vinho quente com tempero ( sem alcool para as crianças). O dia de santa Lucia é comemorado em todo o pais e escolas, adultos tambem fazem a festa. Os adultos visitam asilos da cidade para alegria dos idosos. E na praça das cidades, Luzia tão faz sua apresentação para os moradores. |
Eu acredito em anjos. Eles me sinalizam em asas de borboletas, os percebo em sorrisos, trajam palavras de afeto, tocam músicas em meus ouvidos, me fazem feliz, me motivam. Eu acredito em anjos e eles me acreditam. (CLARICE GE)
quarta-feira, dezembro 13, 2006
Santa Luzia
Assinar:
Postar comentários (Atom)
7 comentários:
Beth
desde de segunda-feira na ligo o PC, a febre voltou, decididamente tenho que continuar com os antibióticos...
A Lotta estava muito bonita, e acredito que a tradição da Santa Luzia faça comover toda a gente participante.
Gostei do seu comentário sobre o “papo das irmãs”.
Eu respeito as ideias das pessoas e suas tradições, por causa disso dei uma educação liberal aos meus filhos para seguirem suas próprias crenças, embora eles sabem das minhas (falamos muito sobre Deus), e como não vivo sozinha em casa faço algumas coisas relacionadas ao natal, mais no espírito da união familiar.
Não misturo Deus com assuntos que nada têm haver com Ele… e NATAL é um deles.
Minha árvore é sintética, pertence aos meus filhos…
Meus animais transmitem-me a paz, o Nero como é o mais novo, está a aprender as regras da casa.
Beijo
PS o comentário excluído fui eu.
Beth que bonito essa comeoração de S Luzia.
Acredito muito nela sabe?
Como desde pequena sempre tive deficiência visual, comecei a usar óculos com sete anos de idade, todas as vezes que vou colocar a linha na agulha, e não enxergo de jeito nenhum, peço a ela que seja os meus olhos. Como costuro direto, estou a chamar por ela muitas vezes, por todos os dias.
Beijos a vc e a Lotta.
Beth, chegou hoje o cartão postal.
Que lindo lago.
Fiquei com vontade de ir até aí.
Beijos
Brigadinha minha amiga querida.
Muito bonita essa tradição em reverência a Santa Luzia. A tua menina, lindíssima, representou bem sua personagem. Ela tá uma gata aí, nessas fotos e quanto ao método de "desligar" de conversa fiada, eu também sou mestra nele ... Agora mesmo, ao telefone, fiquei horas ouvindo tanto lero-lero, que acabei me abstraindo e prestando mais atenção ao noticiário da TV (Que horror,não?).
Adorei a letra da música da Joyce, tema do programa "Malu Mulher".
Um beijão!
Minina, vim recomendada por alguém que desconfio seja teu amigo oculto (rs...) e não me arrependi, só fiquei numa dúvida terrível: quem é mais linda, vc ou a Lotta? :-D Bjão, parabéns por não desistir nunca... rs.
Oi Amiga, recebi o seu cartao. OBRIGADA! AMei....
Que lindas fotos. Gostei de saber mais um pouco sobre essa cultura daí da Suecia.
Bjs
Postar um comentário