terça-feira, agosto 22, 2006

Medo

Andar pelas ruas quando e onde quiser sem medos.


Será um sonho? pois hoje em dia só o pensar se torna um pesadelo.
Infelizmente não creio que a violencia se acabará tão cedo.
Podem matar todos os banditos, colocar meninos de ruas em intituições, cadeias ou mata-los tambem pois novos viram e o com o tempo a violencia voltará.
O problema é maior do que podemos imaginar e vem de muitos anos atrás com tanta injustiça e desigualdade social.

Nasci numa favela do Rio chamada Babilônia (no Leme), naquele tempo em que as mulheres eram donas do lar e cuidavam dos filhos, dando-lhes muito tapa e muito amor. Onde o lema era ser honesto e trabalhador; mas cá para nós meu sonho desde crianca era assaltar um caminhão da fábrica de brinquedos Estrela e distribuir presentes para todos os pobres que acreditavam em papai noel e este nunca vinha...
Aos 12 anos, o governo resolveu acabar com os morros e favelas da zona sul e mandou que todos os favelados arrumassem as trouxas. Por sorte não nos mudamos para a "Cidade de Deus" que na epoca era longe e não se havia condução. A Barra em 1970 era praticamente o Largo da Barra.
Bom junto com pessoas de várias partes fomos morar na Cidade Alta em Cordovil (onde filmaram o filme Cidade de Deus) por nós chamada de Inferno Colorido por ser construida em centenas de edificios de 5 andares pintados todos em cores diferentes. Meu pai ,alguns irmãos, sobrinhos e outros parentes aindam vivem por lá e creiam-me por lá western de tv vira romance. O onibus 335, que vai do Centro da cidade até lá é o mais seguro do mundo, pois nunca tem assalto, um dia um ladrão se atreveu e acabou morrendo no mesmo dia gritando para algum policial o salvasse.
Sei que a violencia é terrivel e desnecessária, mas o governo precisa de melhorar as escolas, ocupar os adolescentes com coisas utéis, prevenção a natalidade, tentar acabar com o problema das drogas, emprego para todos, rendas salariais possiveis de se viver, casa e hospitais para todos e ai vai.
Os banditos são mais expertos que nossos governos , eles dão a comunidade pobre o que o governo deveria de dar, dinheiro para remédios, empregos (de banditos) que possibilitam o adolescente de comprar celular, mp3, aquele tênis da moda, etc. "Segurança aos moradores", voce provalvelmente não será assaltado nas redondezas onde mora...
E nós como cidadões temos que aprender a respeitar o nosso semelhante e aprendermos a dividir o pouco ou muito que temos. Sei que uma pessoa sozinha não pode mudar o mundo, mas se cada um viver o minimo possível já estaremos fazendo a diferença.
Trate as pessoas como um igual, ninguem é melhor por ser branco, ser classe média, ser rico, por ter um bom emprego, um título ou por morar num lugar de melhores condições.
Numa das vezes que estive no Brasil, fui com a minha filha ao Mac Donald, na porta estava um menino pedindo esmola,entrei com ele para comprar-lhe um lanche e para meu espanto ele foi expulso do lugar a pedido de pessoas que estavam por lá. Comprei o lanche e levei para o menino. Hoje me arrependo de ter agido como fiz, deveria ter ido a outro lugar e não ter gasto meu dinheiro por lá. Apesar de ter discutido e mostrado na hora que desaprovava o fato.
Estive em várias partes da Africa onde a pobreza era enorme, mas o fato é que por lá não existia a inveja pois ninguém tinha nada e o que tinha um pouco mais era tão pouca a diferença, mas estes sempre estavam dispostos a ajudar uns aos outros. No Brasil pobres e ricos e ricos vivem lado a lado, não é fácil ver um milionário esbanjando enquanto milhares de crianças estão famintas ou pessoas morrendo por falta de remédio.

Espero de verdade que em breve tenhamos solução e melhora para essa onda de violencia, pois amo o Brasil , amo meu Rio e quero o melhor para todos.

Eu já passei por quase tudo nessa vida

Em matéria de guarida não chegou a minha vez

Confesso que sou de origem pobre

Mas meu coração é nobre, foi assim que Deus me fez

E deixa a vida me levar

Vida leva eu

E deixa a vida me levar

Vida leva eu

E deixa a vida me levar

Vida leva eu

Tô feliz e agradeço por tudo que Deus me deu

Só posso levantar a mão pro céu

Agradecer e ser fiel ao destino que Deus me deu

Se não tenho tudo que preciso

Com o pouco que tenho, vivo

De mansinho, lá vou eu

Se a coisa não sai do jeito que quero

Também não me desespero

O negocio é deixar rolar

E aos trancos e barrancos, lá vou eu

E sou feliz e agradeço por tudo que Deus me deu

Deixa a vida me levar

Vida leva eu

E deixa a vida me levar

Vida leva eu

E deixa a vida me levar

Vida leva eu

Tô feliz e agradeço por tudo que Deus me deu...

Blogagem Coletiva de Protesto, organizada por Laura.
Participe e escreva sobre sua indignação.
Links dos participantes:
Albinha,
Alena,
Ana,
Andréa N.,
Beth Salgueiro,
Bia,
Carlos,
Clarice,
Camille,
Carla Rodrigues ,
,
Cilene,
Cilene.com,
Cíntia,
Claudia,
Cláudia,
Claudio,
Cláudio Eugênio ,
Cris Passinato,
Cristiano,
Denise Arcoverde,
Diana,
Do ,
Do Ás ao Rei,
Elayne ,
Elizabeth ,
Flávia,
Flávia sereia,
Guga,
Helena,
Inagaki ,
Ingrid ,
Jannine,
Jasmine,
Jeanne,
Jim Ritz,
Josinha,
Kátia.suiça ,
keila, a loba,
Laura,
Leila,
Leila,
Lia,
Liliana Alvez,
Lou Salomé,
Luci,
Lucia Malla,
Loba,
Lula,
Luma,
Maitê,
Mani,
Marcia Clarinha,
Marcos Pardim,
Marina W.,
Marta Bellini,
Mina,
Nemo Nox ,
Neto ,
Nilza,
Olívia,
Pat,
Paty_nunes
Pedro Paulo Rangel ,
Re_ventania,
Regina,
Ricardo,
roxyraizel Olívia,
Sandra,
Santos Passos,
Sayô ,
Soninha ,
Stephanie,
Susan,
Tertu,
Tina,
Turmalina,
Valéria C.,
Valérie,
Vanessa,
Vânia,
,
Zeca


2 comentários:

Anônimo disse...

Bete, as pessoas pobres são solidárias, pois sabem o quanto dói a miséria, dividem o pouco que tem.
A violência sabemos é fruto da desigualdade, da falta de educação igual para todos, de trabalho. Nenhum pobre gosta de esmola, como se dá aqui no Brasil, é bolsa disso, bolsa daquilo, no fundo esmola para calar a boca dos idiotas.
Isso é tão antigo. Pão e circo para o povo, para calar.
Um dia quem sabe né?
beijos

Jannine disse...

Lindo post, é difícil vc viver em um lugar no qual vc tem medo de sair de casa... Beijão, realmente os posts estão ótimos, mas são muitos, e eu tenho que trabalhar um pouco tb ;).