quarta-feira, dezembro 13, 2006

Santa Luzia




















Hoje dia de Santa Luzia.

O dia 13 de dezembro é o mais escuro do ano na Suécia, e a tradição de Santa Luzia diz que ela vem trazendo a luz , iluminando a vida dos suecos e abrindo as portas para as celebrações do Natal. A partir de amanhã os dias começam a clarear mais cedo e escurecer mais tarde e nós poderemos passar mais tempos iluminados, se é que o sol aparece.

A comemoracão que assisti foi na igreja e a Lotta vestida de branco com uma fita vermelha na cintura e uma vela acesa na mão estava por lá deixando a mãe e o pai com os olhos cheios de lágrimas de tão linda que estava.

É bonito de se ver. Quando Luzia entra com uma coroa de velas na cabeça acompanhada de suas Tärnas (meninas vestidas de branco com uma fita vermelha na cintura e essa uma vela acesa na mão) , os stjärngosses ( "meninos-estrela" tambem de túnica branca, chapéu pontudo cheio de estrelas e vela na mão). Tem meninos vestidos de papai noel e outros de biscoitos de gengibre. As crianças cantam músicas de natal, depois lanchamos juntos com pãezinhos de acafrão e passas, biscoitos de gengibre e glögg um vinho quente com tempero ( sem alcool para as crianças).

O dia de santa Lucia é comemorado em todo o pais e escolas, adultos tambem fazem a festa. Os adultos visitam asilos da cidade para alegria dos idosos. E na praça das cidades, Luzia tão faz sua apresentação para os moradores.

7 comentários:

Luz disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Luz disse...

Beth
desde de segunda-feira na ligo o PC, a febre voltou, decididamente tenho que continuar com os antibióticos...

A Lotta estava muito bonita, e acredito que a tradição da Santa Luzia faça comover toda a gente participante.

Gostei do seu comentário sobre o “papo das irmãs”.

Eu respeito as ideias das pessoas e suas tradições, por causa disso dei uma educação liberal aos meus filhos para seguirem suas próprias crenças, embora eles sabem das minhas (falamos muito sobre Deus), e como não vivo sozinha em casa faço algumas coisas relacionadas ao natal, mais no espírito da união familiar.

Não misturo Deus com assuntos que nada têm haver com Ele… e NATAL é um deles.

Minha árvore é sintética, pertence aos meus filhos…
Meus animais transmitem-me a paz, o Nero como é o mais novo, está a aprender as regras da casa.

Beijo

PS o comentário excluído fui eu.

O Meu Jeito de Ser disse...

Beth que bonito essa comeoração de S Luzia.
Acredito muito nela sabe?
Como desde pequena sempre tive deficiência visual, comecei a usar óculos com sete anos de idade, todas as vezes que vou colocar a linha na agulha, e não enxergo de jeito nenhum, peço a ela que seja os meus olhos. Como costuro direto, estou a chamar por ela muitas vezes, por todos os dias.
Beijos a vc e a Lotta.

O Meu Jeito de Ser disse...

Beth, chegou hoje o cartão postal.
Que lindo lago.
Fiquei com vontade de ir até aí.
Beijos
Brigadinha minha amiga querida.

Sheherazade disse...

Muito bonita essa tradição em reverência a Santa Luzia. A tua menina, lindíssima, representou bem sua personagem. Ela tá uma gata aí, nessas fotos e quanto ao método de "desligar" de conversa fiada, eu também sou mestra nele ... Agora mesmo, ao telefone, fiquei horas ouvindo tanto lero-lero, que acabei me abstraindo e prestando mais atenção ao noticiário da TV (Que horror,não?).
Adorei a letra da música da Joyce, tema do programa "Malu Mulher".

Um beijão!

Anônimo disse...

Minina, vim recomendada por alguém que desconfio seja teu amigo oculto (rs...) e não me arrependi, só fiquei numa dúvida terrível: quem é mais linda, vc ou a Lotta? :-D Bjão, parabéns por não desistir nunca... rs.

Naldy disse...

Oi Amiga, recebi o seu cartao. OBRIGADA! AMei....
Que lindas fotos. Gostei de saber mais um pouco sobre essa cultura daí da Suecia.
Bjs